Um parêntesis: sustentabilidade

No início de todo ano, costumo ajeitar os uniformes da minha filha mais nova. Aproveito a necessidade de providenciar roupas maiores, sobretudo depois daquela espichada de tamanho que as crianças dão durante as férias. Faço isso desde quando minha filha mais velha era pequena, e hoje ela tem 24 anos!

A necessidade econômica de aproveitar roupas uns dos outros, através de trocas e repasses entre amigos e família, vem colada com a consciência ecológica, que envolve cuidar, consertar, arrumar, preservar, e prolongar o uso das coisas.

Tem uma artista mineira, e que aprecio, que é a Sonia Gomes. Ela usa tecidos recolhidos em seu cotidiano – como roupas que deixam de vestir, enfeitar e aquecer os corpos das pessoas – que, depois de passarem pelos gestos poéticos da artista e transformados em obras de arte, passam a ter vida e memória continuadas. 

Aqui um relato da artista sobre seu processo de criação:



No início deste ano, propus para a escola Terra Brasil uma Troca de Uniformes usados. Realizamos entre as famílias 3 trocas, a última aconteceu recentemente em agosto. Foi um sucesso!



 Troca de uniformes na praça em frente a escola Terra Brasil, Atibaia, SP, 2021.

O meu gesto não é artístico, mas de solidariedade com o mundo. Qual seu gesto? Conta aqui nos comentários!

Abraço,

Camila




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seres de Jardim

A agenda cultural está de volta!