Egito antigo nos dias atuais

A experiência na exposição "Egito Antigo - Do Cotidiano à Eternidade' no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo pode ser uma aventura prazerosa com as crianças e a família.

Ela está organizada por temas - vida cotidiana, religião e eternidade - e apresenta pinturas, esculturas e até múmia! 

Ao criar um clima de aventura, os adultos estimulam a curiosidade das crianças para essa experiência na exposição que é de descoberta e aprendizado lúdico. A sugestão é aproveitar os interesses que as crianças já possuem e acrescentar um novo ingrediente! 

Por exemplo, aqui em casa a Manuela adora mapas, desses impressos que geralmente são distribuídos em pontos turísticos. Com ela, eu posso olhar mapas e o globo terrestre para localizar o Egito, imaginar e desenhar rotas de viagem de lá até o Brasil, a escola e o Centro Cultural.





Outra ideia é brincar de ser arqueólogo(a) e egiptólogo(a), levar para a exposição uma lupa e um caderno de campo como recursos para observar, fazer desenhos e anotações do que for mais "misterioso".  Animações e leituras também inspiram:







Para as crianças mais velhas que já possuem repertório sobre o tema, vale lançar outras conversas para aquecer o passeio. 

Por exemplo, atualmente muitos países exigem o REPATRIAMENTO de seus artefatos que se encontram em alguns grandes museus, ou seja, eles exigem que seja devolvido o que pertence a sua cultura e foi pilhado, roubado ou saqueado em períodos coloniais ou de guerra. Assim aconteceu com a coleção de arte egípcia do Museu do Louvre na França que é formada por peças coletadas por Napoleão, sua tropa e estudiosos no deserto do Egito, em 1798. Essa matéria AQUI na Super Interessante ajuda a entender a polêmica atual.

A coleção exposta no CCBB vem do Museu Egípcio de Turim, na Itália. Mas será que ele faz parte dessa polêmica?

Ah! Vale pesquisar na internet sobre a EGIPTOLOGIA no Brasil e os estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (AQUI) a partir do acervo do Museu Nacional (AQUI). Como será que andam estes estudos depois do incêndio desse museu em 2019?

Para quem é mais moderninho(a), fica a dica de pesquisar sobre a influência do Egito na moda e coletar na exposição inspirações para desenhar figurinos e makes

Bem, chegando no Centro Cultural, preparem-se, é possível enfrentar filas para entrar nas salas expositivas, então comam, tomem água e passem no banheiro antes. Lembrem de deixar bolsas e mochilas no guarda-volumes na recepção.

Para mais informações, acessem o post UMA VIAGEM PELO EGITO ANTIGO desse blog.


Bom passeio!
Camila Lia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um parêntesis: sustentabilidade

Seres de Jardim

A agenda cultural está de volta!